Publicidade

Quase metade das mulheres sofre assédio no Carnaval

agenciabrasil.ebc.com.br
Quase metade das mulheres sofre assédio no Carnaval

Uma pesquisa revelou que 47% das mulheres brasileiras já sofreram assédio sexual durante o Carnaval, e 80% delas têm medo de passar por essa situação. A maioria dos entrevistados reconhece que o assédio ainda persiste na festa popular.


O levantamento foi realizado com 1.503 pessoas maiores de 18 anos em todo o país, representando a população brasileira. Além de indicar a prevalência do assédio, a pesquisa mostrou que 86% dos participantes concordam que o assédio sexual ainda existe durante o Carnaval. Entre os entrevistados, 96% destacaram a importância das campanhas de combate ao assédio neste período.


A pesquisa também revelou diferenças significativas entre homens e mulheres quanto a crenças relacionadas à violência sexual. Por exemplo, 22% dos brasileiros concordam que quem está no Carnaval sozinho quer ficar com alguém, sendo 28% entre homens e 16% entre mulheres. Outros 18% acreditam que a roupa da mulher indica intenção de beijar, e 17% consideram que no Carnaval ninguém é de ninguém, com maior concordância entre os homens.


Além disso, 10% dos entrevistados e 12% dos homens consideram aceitável que um homem roube um beijo de uma mulher alcoolizada durante a festa. Esses pensamentos contribuem para o medo das mulheres em participar do Carnaval, levando muitas a adotarem estratégias de proteção, como andar em grupo e evitar certos horários. A pesquisa destaca que combater o assédio é responsabilidade coletiva, pois envolve a mudança de comportamento de toda a sociedade.


O estudo reforça a necessidade de ações e campanhas que promovam a segurança e o respeito às mulheres durante o Carnaval em todo o Brasil.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.