Publicidade

Confiança do empresário industrial cai pelo 14º mês seguido

agenciabrasil.ebc.com.br
Confiança do empresário industrial cai pelo 14º mês seguido

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) recuou 0,3 ponto em fevereiro, passando de 48,5 para 48,2 pontos. O setor permanece abaixo da linha de 50 pontos, que indica falta de confiança, completando 14 meses consecutivos nessa condição.


Em janeiro, o índice havia subido 0,5 ponto, aproximando-se do nível de neutralidade. O novo recuo ocorre após a manutenção da taxa básica de juros, a Selic, em 15% ao ano, um dos maiores níveis de juros reais do mundo, o que impacta negativamente as expectativas dos empresários.


O ambiente de juros elevados encarece o crédito para empresários e consumidores, desacelerando a atividade econômica. A política monetária mais restritiva leva os empresários a projetarem um enfraquecimento da economia no futuro, afetando suas projeções de demanda.


Os dois componentes do Icei também registraram queda em fevereiro. O Índice de Condições Atuais caiu 0,2 ponto, para 43,8 pontos, refletindo uma percepção pior da situação das próprias empresas, apesar de leve melhora na avaliação do cenário econômico geral.


Já o Índice de Expectativas caiu de 50,7 para 50,4 pontos, mantendo-se acima da linha de 50 pontos, o que indica perspectivas positivas para os próximos seis meses. No entanto, houve piora nas projeções do desempenho das empresas, mesmo com melhora nas expectativas sobre a economia.


A pesquisa ouviu 1.103 empresas entre os dias 2 e 6 de fevereiro de 2026, incluindo pequenas, médias e grandes indústrias.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.