Publicidade

Policiais absolvidos em caso de morte de adolescente no Rio

agenciabrasil.ebc.com.br
Policiais absolvidos em caso de morte de adolescente no Rio

Dois policiais militares acusados de matar o adolescente Thiago Menezes Flausino, de 13 anos, foram absolvidos por maioria dos jurados no Rio de Janeiro. O crime ocorreu em agosto de 2023 na Cidade de Deus, zona sudoeste da cidade, e gerou indignação de organizações de direitos humanos.


A Anistia Internacional manifestou indignação com a absolvição dos policiais Aslan Wagner Ribeiro de Faria e Diego Pereira Leal, que à época do crime serviam no Batalhão de Choque. A organização condenou o desvio do foco do julgamento, que tratou o adolescente como criminoso em vez de vítima da violência policial, associando sua imagem à criminalidade para justificar a execução.


Thiago Menezes estava na garupa de uma moto pilotada por Marcos Vinicius de Sousa Queiroz quando foi atingido por disparos de fuzil em uma via de acesso à Cidade de Deus. Marcos Vinicius sobreviveu com um tiro na mão e afirmou no julgamento que ambos não estavam armados nem tinham relação com o tráfico de drogas. Os policiais estavam em um carro particular e dispararam contra os jovens após eles caírem da moto.


O adolescente, que sonhava em ser jogador de futebol, foi atingido pelas costas, nas pernas e no tronco. Ele não tinha passagem pela polícia e apresentava frequência escolar superior a 90%. A Anistia Internacional destacou que a história de Thiago reflete uma realidade que atinge desproporcionalmente crianças e jovens negros em um contexto de práticas violentas e racistas na política de segurança pública.


O julgamento durou dois dias e foi marcado por debates acalorados entre acusação e defesa. Os policiais admitiram ter disparado contra os jovens, alegando que revidaram tiros que teriam partido deles. Além desse processo, eles respondem a outro por fraude processual. A Anistia reforçou o compromisso com movimentos de mães de vítimas da violência do Estado e condenou a perpetuação da violência contra a memória e dignidade de Thiago.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.