Publicidade

EUA flexibilizam embargo e autorizam exploração de petróleo na Venezuela

agenciabrasil.ebc.com.br
EUA flexibilizam embargo e autorizam exploração de petróleo na Venezuela

O Departamento de Tesouro dos Estados Unidos emitiu uma nova licença que facilita a exploração de petróleo e gás na Venezuela, excluindo empresas e pessoas da China, Rússia, Coreia do Norte, Cuba e Irã. A medida representa uma flexibilização do embargo econômico que afeta a economia venezuelana, dona das maiores reservas comprovadas de petróleo do mundo.


A licença autoriza transações para pagamentos, serviços de transporte e logística, fretamento de embarcações, obtenção de seguros marítimos e serviços portuários e de terminais. Também permite a manutenção das operações de petróleo ou gás na Venezuela, incluindo reforma ou reparo de equipamentos usados na exploração, desenvolvimento ou produção desses recursos.


O documento proíbe qualquer transação com pessoas ou empresas ligadas à Rússia, Irã, Coreia do Norte, Cuba e China, assim como com entidades controladas ou em joint venture com esses países. O ministro das Relações Exteriores da Rússia classificou as restrições como discriminação flagrante e anunciou que Moscou vai pedir esclarecimentos aos Estados Unidos.


A flexibilização ocorre após o governo interino da Venezuela encaminhar mudanças, como uma nova lei do petróleo para atrair investimentos estrangeiros e uma lei de anistia para opositores presos. Apesar da produção de petróleo e gás ainda ser incerta, as exportações de petróleo bruto começaram a se recuperar em janeiro, com expectativa de retorno aos níveis pré-bloqueio até meados de 2026.


Acompanhe as atualizações sobre a situação do petróleo venezuelano e as relações internacionais envolvendo os Estados Unidos e outros países.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.