Publicidade

PF pede suspeição de Toffoli no caso Banco Master

agenciabrasil.ebc.com.br
PF pede suspeição de Toffoli no caso Banco Master

A Polícia Federal solicitou ao presidente do Supremo Tribunal Federal a suspeição do ministro Dias Toffoli na investigação sobre fraudes no Banco Master. O pedido ocorreu após a PF encontrar uma menção ao nome de Toffoli em uma mensagem no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do banco investigado.


O pedido foi encaminhado na última segunda-feira, depois que a Polícia Federal informou o presidente do STF sobre a menção ao ministro em um aparelho apreendido durante busca e apreensão. A menção está sob segredo de Justiça, e o presidente do Supremo abriu um processo interno para notificar Toffoli e solicitar sua defesa.


Cabe ao presidente do STF decidir se Dias Toffoli continuará como relator do inquérito que apura as fraudes no Banco Master, liquidado pelo Banco Central. No mês anterior, Toffoli enfrentou críticas por manter a relatoria após denúncias de irregularidades envolvendo um fundo de investimento ligado ao banco, que adquiriu participação em um resort pertencente a familiares do ministro.


O gabinete de Toffoli afirmou que a Polícia Federal não tem legitimidade para solicitar sua suspeição, classificando o pedido como ilações. A resposta formal será apresentada pelo ministro ao presidente do Supremo Tribunal Federal.


A investigação teve início em novembro de 2025, quando o banqueiro Daniel Vorcaro e outros foram alvos da Operação Compliance Zero. A operação apura a concessão de créditos falsos pelo Banco Master e a tentativa de compra da instituição pelo Banco de Brasília, ligado ao governo do Distrito Federal.


O Supremo Tribunal Federal deve analisar o pedido de suspeição e decidir os próximos passos na investigação do Banco Master.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.