Publicidade

Vacinação contra dengue avança para profissionais de saúde

agenciabrasil.ebc.com.br
Vacinação contra dengue avança para profissionais de saúde

Começou a vacinação contra a dengue para profissionais da atenção primária do SUS, com previsão de imunizar 1,2 milhão de trabalhadores. A vacina brasileira, de dose única e tetraviral, representa um avanço importante para a autonomia do país na luta contra a doença.


A vacina contra a dengue utilizada é desenvolvida pelo Instituto Butantan, 100% nacional e de dose única. A estratégia inicial foca em proteger médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários que atuam diretamente na linha de frente, visitando residências e acompanhando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.


Além dos profissionais assistenciais, a imunização inclui trabalhadores administrativos e de apoio das unidades básicas de saúde, como recepcionistas, seguranças, profissionais da limpeza, motoristas de ambulância e cozinheiros. Essa ação visa garantir a proteção integral dos que atuam nas unidades de saúde.


A ampliação da vacinação para o público geral entre 15 e 59 anos está prevista para o futuro, iniciando pelos mais velhos. Para isso, há um investimento significativo e uma parceria estratégica para aumentar a produção da vacina, incluindo transferência de tecnologia para uma empresa chinesa, o que poderá ampliar a fabricação em até 30 vezes.


Em 2025, os casos de dengue no Brasil caíram 74% em relação ao ano anterior, e o número de óbitos também diminuiu expressivamente. Apesar dessa redução, as ações de combate ao mosquito transmissor devem continuar em todo o território nacional para manter o controle da doença.


A vacinação contra a dengue segue avançando para proteger profissionais de saúde e a população, reforçando o combate contínuo à doença no país.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.