Publicidade

Com foco na IA, governo de Goiás anuncia investimento de R$ 78 milhões na expansão do Ceia-UFG até 2031

evwbr.github.io
Com foco na IA, governo de Goiás anuncia investimento de R$ 78 milhões na expansão do Ceia-UFG até 2031

O governo de Goiás vai investir R$ 78 milhões na expansão do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás, o Ceia-UFG, entre 2026 e 2031. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 25, pelo governador Daniel Vilela, durante encontro com pesquisadores, desenvolvedores e representantes do setor produtivo no Palácio das Esmeraldas.


Do total de recursos anunciados hoje, R$ 40 milhões serão destinados à implantação de um AI Data Center e de um laboratório de veículos autônomos. A estrutura, revelou o governo, contará com equipamentos de processamento de alto desempenho, armazenamento de dados e plataformas para testes de veículos terrestres e aéreos autônomos, com uso compartilhado entre pesquisadores, órgãos públicos e empresas parceiras.


Criado em 2019, o Ceia-UFG reúne universidade, governo e iniciativa privada em projetos de pesquisa, inovação e transferência de tecnologia. Desde sua criação, o centro captou mais de R$ 500 milhões em projetos e parcerias, reúne mais de mil pesquisadores e está entre as dez unidades da Embrapii com melhor desempenho operacional.


Também abriga um Centro de Competência em Tecnologias Imersivas financiado com R$ 80 milhões. "Na história, não só no Ceia, mas no mundo, a pesquisa de base acontece a partir do fomento público".




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.