Publicidade

Dani Monteiro lança campanha em defesa da Comissão de Direitos Humanos após mudança na composição

evwbr.github.io
Dani Monteiro lança campanha em defesa da Comissão de Direitos Humanos após mudança na composição

Um dia após a publicação da nova composição da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj, a deputada estadual Dani Monteiro (PSOL) lançou a campanha Eu Defendo Direitos Humanos, uma mobilização de apoiadores em defesa da comissão, de sua trajetória histórica e da continuidade de seu trabalho no acolhimento de vítimas de violações de direitos no Rio de Janeiro. A nova composição manteve Dani Monteiro como integrante titular, mas estabeleceu maioria de parlamentares ligados à direita e retirou da comissão o então vice-presidente Carlos Minc.


A mudança acendeu um alerta sobre o futuro de um colegiado que, ao longo de décadas, se consolidou como referência na defesa dos direitos humanos no estado. Nos últimos cinco anos, a comissão realizou mais de 2 mil atendimentos e acolheu cerca de 6 mil pessoas vítimas de violações de direitos e seus familiares, atuando em casos de grande repercussão no Rio de Janeiro e participando como amicus curiae na ADPF 635, a ADPF das Favelas, no Supremo Tribunal Federal.


Nesse processo, leva ao STF dados sobre operações policiais e relatos colhidos em territórios, contribuindo para o debate sobre o controle da letalidade policial no estado.


Historicamente, sua condução esteve nas mãos de parlamentares comprometidos com a agenda dos direitos humanos e com a defesa da democracia.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.