Publicidade

Metrô Bahia: 12 anos e uma cidade mais possível

evwbr.github.io
Metrô Bahia: 12 anos e uma cidade mais possível

Desde 2014, o metrô passou a interferir de maneira concreta no que o sociólogo Milton Santos chamou de "o direito à cidade", não apenas o acesso físico aos espaços urbanos, mas a possibilidade real de usufruí-los. Hoje, mais de 400 mil pessoas utilizam o metrô, e ao longo desses 12 anos foram mais de 860 milhões de deslocamentos que significam acesso a trabalho, estudo, saúde e lazer.


Nesse sentido, o impacto do metrô permite que alguém more de um lado de Salvador e trabalhe em outro sem que isso implique exaustão física ou custo proibitivo. Carnaval, São João, jogos, shows, momentos em que Salvador se transforma.


Nessas ocasiões, o metrô passa de meio de transporte para parte da infraestrutura que torna possível a experiência coletiva da cidade. No entanto, talvez o aspecto mais interessante do ponto de vista social esteja nas camadas de relação que o sistema constrói com as comunidades do entorno.


O futuro que se desenha, com a chegada da estação Campo Grande e a integração com o BRT, amplia essa perspectiva.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.