Publicidade

Contribuintes podem ficar livres da declaração do Imposto de Renda

agenciabrasil.ebc.com.br
Contribuintes podem ficar livres da declaração do Imposto de Renda

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, prevê que em até três anos os contribuintes poderão ficar desobrigados de declarar o Imposto de Renda, com o processo se tornando automático. Atualmente, o sistema pré-preenchido será aperfeiçoado para que o contribuinte apenas confira e valide as informações já disponíveis.


Durigan explicou que todas as informações fiscais, como dados de bancos, seguradoras e planos de saúde, já são enviadas à Receita Federal. Com a reforma tributária, estados e municípios também integrarão seus dados, centralizando as informações fiscais do país. Assim, o contribuinte não precisará mais prestar informações já disponíveis, o que deve aumentar a desobrigação da declaração a partir do próximo ano.


Neste ano, quatro milhões de pessoas receberam a restituição do Imposto de Renda de forma automática, sem precisar declarar. O ministro espera ampliar esse número para aliviar a obrigação dos contribuintes que já cumprem suas obrigações durante o ano, embora a desobrigação total não seja prevista para o próximo ano.


O prazo para a declaração do Imposto de Renda deste ano encerrou na última sexta-feira, com mais de 44 milhões de declarações recebidas pela Receita Federal. Quem não enviou a declaração dentro do prazo ainda pode regularizar a situação, mas está sujeito a multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, com cobrança mínima de R$ 165, 74 e podendo chegar a 20% do valor do imposto.


Acompanhe as atualizações sobre o Imposto de Renda e as mudanças no processo de declaração nos próximos anos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.