Publicidade

Governo investe na saúde em municípios afetados por rompimento de barragem

agenciabrasil.ebc.com.br
Governo investe na saúde em municípios afetados por rompimento de barragem

O governo federal anunciou um investimento de R$ 131,9 milhões para recuperar e ampliar a rede pública de saúde em 11 municípios do Espírito Santo atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. Os recursos são provenientes de um acordo judicial com as empresas responsáveis pelo desastre ambiental ocorrido em 2015.


O ministro da Saúde explicou que os recursos foram obtidos por meio de um acordo judicial com as empresas Samarco, Vale e BHP, responsáveis pelo rompimento da barragem. O plano de ação integra o “Novo Acordo do Rio Doce” e contempla ações estruturantes voltadas para o fortalecimento da infraestrutura, vigilância, assistência em saúde, saúde digital, ensino, formação e gestão.


Estão previstas a construção de um novo complexo hospitalar em Colatina, o reforço da rede com quatro novos Centros de Atenção Psicossocial, dois centros de especialidades odontológicas e a aquisição de equipamentos para centros especializados em reabilitação. Os investimentos beneficiarão as populações dos municípios de Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Marilândia, São Mateus, Serra e Sooretama.


O complexo hospitalar de Colatina terá papel essencial no atendimento a problemas de saúde da região, especialmente doenças crônicas decorrentes da contaminação da água. A estrutura permitirá a oferta de cirurgias eletivas, acompanhamento de pessoas com desenvolvimento atípico e um plano de intervenção para doenças hematológicas, hipertensão e diabetes em populações quilombolas, além de cuidados específicos para idosos frágeis.


A vigilância ambiental e toxicológica no Espírito Santo será fortalecida com a reestruturação do Laboratório Central de Saúde Pública para análise de metais pesados e matrizes ambientais. Também haverá expansão das equipes de vigilância ambiental, epidemiológica e de saúde do trabalhador, ampliando a capacidade de monitoramento e resposta na região.


Essas ações representam um avanço importante para a saúde das comunidades afetadas, promovendo atendimento mais qualificado e infraestrutura adequada.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.