Publicidade

Copom mantém taxa Selic em 15% ao ano

agenciabrasil.ebc.com.br
Copom mantém taxa Selic em 15% ao ano

O Comitê de Política Monetária decidiu manter a taxa Selic em 15% ao ano, o maior patamar desde 2006, em sua quinta reunião consecutiva sem alterações. A decisão foi unânime, apesar do recuo da inflação e do dólar, e o Banco Central sinalizou possível redução dos juros a partir de março, caso a inflação permaneça sob controle.


A taxa Selic está no maior nível desde julho de 2006, quando estava em 15,25% ao ano. Desde maio do ano passado, quando a Selic estava em 10,5%, houve elevações até alcançar os 15% em junho, mantendo-se nesse patamar desde então. A manutenção da taxa visa assegurar a convergência da inflação à meta estabelecida pelo Banco Central.


A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechou 2025 em 4,26%, o menor índice anual desde 2018, ficando dentro do teto da meta contínua de inflação que varia entre 1,5% e 4,5%. O novo modelo de meta contínua considera a inflação acumulada em 12 meses, com apurações mensais ao longo do ano.


O Banco Central reduziu a projeção do IPCA para 2026, de 4% para 3,5%, mas essa estimativa poderá ser revisada O mercado financeiro apresenta previsões menos otimistas, com estimativas acima do teto da meta, em torno de 4,05%.


O aumento da taxa Selic encarece o crédito, desestimulando a produção e o consumo, o que ajuda a conter a inflação. Por outro lado, juros mais altos dificultam o crescimento econômico. A projeção do Banco Central para o crescimento da economia em 2026 foi ajustada de 1,5% para 1,6%, enquanto o mercado prevê um crescimento ligeiramente melhor.


O Banco Central seguirá monitorando a economia e poderá iniciar a redução dos juros na próxima reunião.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.