Publicidade

Alckmin manifesta preocupação com restrições da China à carne bovina brasileira

agenciabrasil.ebc.com.br
Alckmin manifesta preocupação com restrições da China à carne bovina brasileira

O presidente em exercício do Brasil, Geraldo Alckmin, expressou preocupação com as restrições impostas pela China às importações de carne bovina brasileira. Ele conversou por telefone com o vice-presidente chinês, Han Zheng, reafirmando o compromisso de manter o diálogo para ampliar as relações comerciais entre os dois países.


Desde janeiro, a China aplica salvaguardas para importações de carne bovina, com duração de três anos, incluindo uma sobretaxa de 55% para importações brasileiras que ultrapassarem a cota anual de 1,1 milhão de toneladas. Em 2024, o Brasil exportou mais de 1,3 milhão de toneladas de carne bovina para a China, sendo seu principal fornecedor.


Durante a conversa, Alckmin e Han Zheng discutiram oportunidades de investimentos bilaterais, destacando áreas como infraestrutura, tecnologia, inovação e sustentabilidade. O presidente em exercício também convidou o vice-presidente chinês para a próxima reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível, que será realizada no Brasil em data ainda a ser definida.


Alckmin ocupa a presidência interinamente enquanto o presidente Lula participa do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, no Panamá. O diálogo entre os líderes reforça a intenção de preservar e diversificar as relações comerciais entre Brasil e China.


O diálogo entre Brasil e China segue aberto para negociações e fortalecimento das relações comerciais e investimentos bilaterais.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.