Publicidade

Plano abcrs discute manejo e tecnologias para reduzir emissoes no campo

evwbr.github.io
Plano abcrs discute manejo e tecnologias para reduzir emissoes no campo

O Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+ do Rio Grande do Sul e o Ministério da Agricultura promoveram, nesta terça-feira (23), o pré-evento da 4ª Reunião Nacional do Plano ABC+. Realizado em formato virtual, o encontro reuniu pesquisadores, técnicos, gestores públicos e representantes de instituições ligadas à agropecuária de todo o país para discutir avanços, desafios e perspectivas da agricultura de baixa emissão de carbono.


Durante o evento, o professor Cimélio Bayer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apresentou avanços recentes na geração de fatores de emissão de gases de efeito estufa para as regiões tropical e subtropical brasileiras. Já o professor Sandro Giacomini, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mostrou dados sobre manejo de dejetos de animais e uso de plantas de cobertura para mitigar emissões em sistemas de plantio direto.


Na avaliação dele, a pesquisa reforça o papel da agricultura nas soluções climáticas. Receba no seu e-mail as notícias mais importantes do dia, análises de mercado e os principais fatos que movimentam o agronegócio: Os palestrantes destacaram que o setor também apresenta potencial para capturar carbono e reduzir impactos ambientais com a adoção de tecnologias sustentáveis promovidas pelo Plano ABC+, como sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e manejo conservacionista do solo.


O uso mais eficiente de fertilizantes nitrogenados também entrou na pauta. Estudos apresentados no encontro indicaram que práticas adequadas de manejo podem reduzir de forma significativa as emissões associadas ao nitrogênio, ao mesmo tempo em que mantêm ou ampliam a produtividade agrícola.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.