Publicidade

São Mateus recebe primeiro Totem de Segurança com inteligência artificial e botão de emergência 24h

evwbr.github.io
São Mateus recebe primeiro Totem de Segurança com inteligência artificial e botão de emergência 24h

O governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, inaugurou o primeiro Totem de Segurança do município de São Mateus, na tarde da última terça-feira (23). O dispositivo eletrônico foi instalado em uma área de grande circulação no bairro Bonsucesso, no cruzamento das avenidas Fernando Jogaib e Dom José Dalvit, e faz parte do plano de interiorização das ferramentas de monitoramento tecnológico do governo estadual.


Na semana anterior, o município de Linhares já havia recebido os primeiros três aparelhos fora da Região Metropolitana. O sistema é dotado de inteligência artificial capaz de processar reconhecimento facial, leitura automática de placas de veículos, contagem de pessoas e detecção de aglomerações.


A tecnologia começou a ser utilizada no Espírito Santo em julho de 2025, na cidade de Cariacica, e já possui 40 unidades em operação nos municípios da Grande Vitória. Desde o início do projeto até a última segunda-feira (22), as ferramentas contabilizaram 2.839 acionamentos pelo botão de emergência e resultaram no registro de 1.096 ocorrências oficiais, incluindo atendimentos a casos de violência doméstica, acidentes de trânsito, tráfico de entorpecentes e tentativas de homicídio.


A escolha dos pontos de instalação obedece a critérios técnicos que envolvem a análise dos índices criminais locais, o fluxo de pedestres e a densidade populacional das regiões contempladas.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.