Publicidade

Doação de sangue é essencial antes do carnaval

agenciabrasil.ebc.com.br
Doação de sangue é essencial antes do carnaval

Com a chegada do carnaval, o Ministério da Saúde reforça a importância da doação voluntária de sangue para evitar a redução dos estoques nos hemocentros. O período é considerado um dos mais críticos para a manutenção dos estoques necessários para atendimentos urgentes e tratamentos contínuos.


Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, com menores de idade precisando de autorização formal do responsável legal. Pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem doado antes dos 60 anos. Além disso, o doador deve pesar pelo menos 50 quilos, estar bem de saúde, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e estar alimentado, evitando alimentos gordurosos antes da doação.


O sangue doado é fundamental para atendimentos em casos de sangramentos agudos, cirurgias de grande porte e tratamentos de doenças crônicas que demandam transfusões. Também é utilizado na produção de medicamentos derivados do plasma, essenciais para diversos tratamentos médicos.


Em 2024, o Brasil registrou 3,31 milhões de coletas de doação de sangue. Em 2025, até outubro, foram 2,71 milhões de doações preliminares. A meta da Organização Mundial da Saúde é que 3% da população de cada país sejam doadores voluntários, reforçando a necessidade de manter os estoques adequados durante o carnaval.


Procure o hemocentro mais próximo para contribuir com a doação de sangue e ajudar a salvar vidas durante o carnaval e o ano todo.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.