Publicidade

STF mantém renovação automática da CNH para bons condutores

agenciabrasil.ebc.com.br
STF mantém renovação automática da CNH para bons condutores

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, negou o pedido de suspensão da regra que permite a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação para motoristas sem multas nos últimos doze meses. A decisão destaca que a Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego não tem legitimidade para contestar a medida.


A Medida Provisória 1.327 de 2025 instituiu a renovação automática da CNH para motoristas que não receberam multas no período de um ano. A Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego questionou a medida, criticando a dispensa dos exames de aptidão física e mental para esses condutores, mas o ministro Flávio Dino rejeitou o pedido por falta de legitimidade jurídica da entidade.


Flávio Dino também decidiu não analisar a ação direta de inconstitucionalidade apresentada pela associação. Na decisão, o ministro afirmou que admitir a legitimidade da entidade significaria atribuir a ela a representação de interesses de uma ampla comunidade, o que não é adequado, pois os interesses defendidos podem não coincidir com os da maioria dos associados.


A renovação automática da CNH para bons condutores entrou em vigor no início do mês e já beneficiou cerca de 459 mil motoristas. Essa medida gerou uma economia aproximada de R$ 226 milhões, incluindo valores que seriam gastos com exames e taxas para renovação do documento.


Acompanhe as próximas atualizações sobre as regras para motoristas e os impactos da medida no trânsito brasileiro.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.