Publicidade

Ciclo Ceará Carnavalesco 2026 começa em Fortaleza

agenciabrasil.ebc.com.br
Ciclo Ceará Carnavalesco 2026 começa em Fortaleza

O Ciclo Ceará Carnavalesco 2026 terá início nesta quinta-feira na calçada do Theatro José de Alencar, em Fortaleza. O evento homenageia mulheres importantes da cultura afro-brasileira e reúne diversos grupos culturais para celebrar o carnaval.


O tema deste ano é “Entre Cantigas e Cortejos, Mulheres Ecoam a Ancestralidade”, que presta homenagem a Maria de Fátima Marcelino e Maria Lúcia Simão Pereira, referências da cultura afro-brasileira no Ceará. Maria Lúcia, teóloga e filósofa, faleceu em agosto do ano passado e foi uma das fundadoras do Movimento Negro no Ceará.


Maria de Fátima Marcelino é moradora da comunidade do Mercado Velho e presidente do Maracatu Nação Axé de Oxóssi. Ela participa ativamente de manifestações culturais como maracatu, reisado e quadrilha junina, demonstrando grande paixão pela cultura popular.


O evento começa às 17h com homenagens às patronas e apresenta o “Encontro dos Patronos - O Orixá do Afoxé”, que inclui a exibição dos estandartes e patronos de oito grupos de Afoxé e o Batuque de Afoxé Omõrisá Odé. Mestre Rainha Almeida, Tesouro Vivo da Cultura com mais de 40 anos de dedicação ao Maracatu Cearense, também estará presente.


Na sua 19ª edição, o Ciclo Ceará Carnavalesco selecionou 94 projetos de grupos e coletivos culturais, incluindo maracatus, escolas de samba, blocos carnavalescos, cordões e afoxés. Serão 25 palcos para ampliar o acesso às manifestações culturais e às festas populares.


O Ciclo Ceará Carnavalesco 2026 promete valorizar a diversidade cultural e fortalecer as tradições carnavalescas em Fortaleza.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.