Publicidade

Mais de 2.700 pessoas resgatadas de trabalho escravo em 2025

agenciabrasil.ebc.com.br
Mais de 2.700 pessoas resgatadas de trabalho escravo em 2025

Em 2025, 2.772 pessoas foram resgatadas de situações análogas à escravidão, com a maioria exercendo atividades em centros urbanos. O setor da construção civil concentrou o maior número de casos, seguido pela administração pública e cultivo de café.


Pela primeira vez, 68% dos trabalhadores resgatados estavam em áreas urbanas, mostrando que o trabalho escravo contemporâneo não está restrito a atividades rurais. A construção civil liderou os resgates, com 601 casos em obras de alvenaria e 186 em prédios. Outros setores relevantes foram a administração pública, com 304 casos, o cultivo de café, com 184, e a extração e beneficiamento de pedras, com 126 resgates.


Entre os trabalhadores resgatados, 83% se autodeclaram negros, refletindo vulnerabilidades históricas que expõem essa população a condições análogas à escravidão. Os estados com maior número de resgates foram Mato Grosso, Bahia, Minas Gerais e São Paulo, totalizando mais de 1.700 casos.


Foram realizadas 1.594 ações de combate ao trabalho escravo em 2025, garantindo direitos trabalhistas a mais de 48 mil pessoas. Todos os resgatados tiveram acesso ao Seguro-Desemprego do Trabalhador Resgatado, pago em três parcelas de um salário mínimo, além de encaminhamento a serviços públicos de assistência social.


Denúncias de trabalho escravo podem ser feitas anonimamente pela internet, pelo telefone 158 ou pelo Disque 100, facilitando o combate a essas violações e a proteção dos direitos dos trabalhadores. O combate ao trabalho escravo segue com ações intensas para resgatar trabalhadores e assegurar seus direitos em todo o país.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.