Publicidade

Lula defende integração da América Latina e Caribe para superar desafios

agenciabrasil.ebc.com.br
Lula defende integração da América Latina e Caribe para superar desafios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da união entre os países da América Latina e do Caribe para enfrentar os problemas regionais. Durante a abertura do Fórum Econômico Internacional no Panamá, ele ressaltou os ativos políticos e econômicos que podem fortalecer a região no cenário mundial.


Lula afirmou que a divisão torna os países latino-americanos e caribenhos mais frágeis e ressaltou as credenciais excepcionais da região, como aspectos econômicos, geográficos, demográficos, políticos e culturais. Ele enfatizou que o compromisso das lideranças com mecanismos institucionais e a articulação equilibrada dos interesses nacionais são fundamentais para o progresso regional.


O presidente sugeriu que os países considerem as riquezas inexploradas da região para garantir uma inserção competitiva na ordem global. Entre os ativos mencionados estão o potencial energético, incluindo petróleo, gás, hidroeletricidade, biocombustíveis, além de energia nuclear, eólica e solar, além da maior floresta tropical do planeta e condições favoráveis para a produção de alimentos. A atenção se volta para prazos e deliberações.


Lula também destacou os recursos minerais abundantes, como minérios críticos e terras raras, essenciais para a transição energética e digital, ressaltando que esses recursos devem gerar riqueza, emprego e desenvolvimento local. Ele lembrou que a região forma um mercado consumidor com mais de 660 milhões de pessoas e que não há conflitos graves entre os países participantes do fórum, a maioria governada por administrações eleitas democraticamente.


O presidente afirmou que a integração regional deve ser baseada na pluralidade de opções e no pragmatismo para superar divergências ideológicas e construir parcerias sólidas. Ele reforçou que nenhum país sozinho poderá resolver os problemas da América Latina e do Caribe, propondo a criação de um bloco capaz de acabar com a fome nos países da região. O andamento segue condicionado a decisões e datas do processo.


O Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe segue até o dia 30, com expectativa de retorno do presidente Lula ao Brasil ainda hoje.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.