Publicidade

Acareação revela contradições em investigação sobre Banco Master

agenciabrasil.ebc.com.br
Acareação revela contradições em investigação sobre Banco Master

O banqueiro Daniel Vorcaro e o ex-presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa, apresentaram versões divergentes durante acareação realizada pela Polícia Federal e pela Procuradoria-Geral da República. O confronto de depoimentos ocorreu no dia 30 de dezembro e faz parte das investigações sobre fraudes no Banco Master e a tentativa de compra da instituição pelo BRB.


A acareação foi determinada pelo ministro Dias Toffoli, relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal que apura as irregularidades envolvendo o Banco Master. Durante o depoimento, Daniel Vorcaro afirmou que as carteiras de crédito da empresa Tirreno, ligada ao Banco Master, tinham origem em investimentos de terceiros, e não pertenciam ao banco. Ele explicou que a venda dessas carteiras seria feita com originadores terceiros, abandonando o formato de originação própria.


Em contrapartida, o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, declarou que foi informado de que os créditos eram originados pelo Banco Master. Essa divergência aponta para diferentes entendimentos sobre a origem das carteiras de crédito envolvidas na negociação.


Em novembro de 2025, Daniel Vorcaro e outros investigados foram alvo da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal para apurar a concessão de créditos falsos pelo Banco Master, incluindo a tentativa de compra da instituição pelo Banco Regional de Brasília, banco público vinculado ao governo do Distrito Federal. Devido aos indícios de fraude, o Banco Central determinou a liquidação do Banco Master.


Em dezembro do mesmo ano, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a investigação sobre o Banco Master deve continuar na Corte, e não na Justiça Federal de Brasília, em razão da citação de um deputado federal no caso. Parlamentares possuem foro privilegiado no STF, o que justifica a mudança de instância para o andamento das investigações.


As investigações seguem no Supremo Tribunal Federal para aprofundar os esclarecimentos sobre as supostas fraudes no Banco Master e a relação com o BRB.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.