Publicidade

Operação Monã investiga fraude em benefícios do INSS na Bahia

agenciabrasil.ebc.com.br
Operação Monã investiga fraude em benefícios do INSS na Bahia

Uma Força-Tarefa do INSS deflagrou a Operação Monã para investigar um esquema de fraude na concessão de benefícios para pessoas que se passam por indígenas na Bahia. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Santa Cruz Cabrália e Eunápolis nesta quarta-feira.


O esquema envolvia a assinatura de declarações fraudulentas que eram validadas pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI). Após a concessão dos benefícios, os novos segurados eram obrigados a contratar empréstimos consignados, cujo valor era dividido entre os integrantes do grupo criminoso.


A fraude era conhecida entre os envolvidos como “Green Card Pataxó”. Os investigados poderão responder por estelionato qualificado e associação criminosa. A investigação contou com o trabalho da Coordenação de Inteligência da Previdência Social, com apoio da Polícia Federal, Força Nacional e das polícias Civil e Militar da Bahia.


A Força-Tarefa Previdenciária, que completa 25 anos em 2026, reúne o Ministério da Previdência, Polícia Federal e outros órgãos no combate a crimes estruturados contra o sistema público de seguridade social.


A operação reforça o compromisso das autoridades no combate às fraudes e na proteção do sistema previdenciário brasileiro.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.