Publicidade

Alta dos juros afeta mais empregos que tarifaço dos EUA

agenciabrasil.ebc.com.br
Alta dos juros afeta mais empregos que tarifaço dos EUA

A elevação da taxa básica de juros teve impacto maior na geração de empregos em 2025 do que o tarifaço imposto pelos Estados Unidos. O ministro do Trabalho destacou que o efeito dos juros é mais danoso para a indústria e o mercado de trabalho.


O ministro do Trabalho e Emprego afirmou que, apesar do tarifaço dos EUA ter causado impacto, a alta da taxa Selic, atualmente em 15% ao ano, exerce efeito mais amplo sobre investimentos e contratações.


Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados indicam que o Brasil criou 1,279 milhão de vagas formais em 2025, número 23,73% inferior ao de 2024, quando foram abertas cerca de 1,677 milhão de vagas. Esse desempenho é o pior desde 2020, ano da pandemia, que registrou saldo negativo.


O saldo positivo de 2025 decorreu de 26,6 milhões de admissões e 25,3 milhões de desligamentos. Em dezembro, o mercado de trabalho apresentou fechamento líquido de 618 mil vagas, influenciado por fatores sazonais. O ministro ressaltou que a manutenção dos juros elevados pode comprometer o desempenho do emprego ao longo do ano.


Investidores tendem a postergar decisões diante dos juros altos, o que pode afetar a recuperação do mercado de trabalho em 2026.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.