Publicidade

Brasil é exemplo em políticas contra violência infantil

agenciabrasil.ebc.com.br
Brasil é exemplo em políticas contra violência infantil

O Brasil se destaca por políticas e programas eficazes na prevenção da violência contra crianças e adolescentes. Entre as iniciativas, está o programa Primeira Infância Melhor e a Lei da Escuta Protegida, que garantem proteção e atendimento especializado às vítimas.


O programa Primeira Infância Melhor, no Rio Grande do Sul, realiza visitas domiciliares a famílias com crianças até 5 anos, oferecendo orientação sobre saúde, cuidado e desenvolvimento. A Lei da Escuta Protegida assegura que crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência sejam ouvidos em ambientes seguros por profissionais capacitados, evitando a revitimização.


Apesar dos avanços, a violência na América Latina e no Caribe ainda ameaça a vida e o bem-estar de milhões de crianças e jovens. A taxa de homicídios de adolescentes meninas dobrou entre 2021 e 2022, e a violência está presente desde idades muito precoces, manifestando-se em disciplina violenta, bullying escolar e violência em ambientes digitais.


Recomendações para reverter o quadro incluem o fortalecimento e cumprimento de leis de proteção, controle efetivo de armas de fogo, capacitação de profissionais das áreas social, de saúde e educação, apoio a pais e cuidadores e investimento em ambientes de aprendizagem seguros. O Brasil demonstra experiências concretas e bem-sucedidas, apesar dos desafios na implementação das políticas.


O país segue avançando na proteção de crianças e adolescentes, buscando enfrentar os desafios para garantir segurança e bem-estar a essa população.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.