Publicidade

IGP-M inicia 2026 em alta após queda em dezembro

agenciabrasil.ebc.com.br
IGP-M inicia 2026 em alta após queda em dezembro

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como inflação do aluguel, registrou alta de 0,41% em janeiro de 2026, voltando ao campo positivo após queda de 0,01% em dezembro. No acumulado de 12 meses, o índice recuou 0,91%, marcando o terceiro mês consecutivo de retração anual.


O IGP-M é utilizado como base para o reajuste anual de contratos imobiliários e para corrigir tarifas públicas e serviços essenciais. Em janeiro, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que tem peso de 60% no cálculo do IGP-M, subiu 0,34%, influenciado pelas altas do minério de ferro, carne bovina e tomate.


O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), responsável por 30% do indicador, apresentou alta de 0,51% em janeiro, com maior impacto nos preços de cursos de ensino fundamental e superior, além da gasolina. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,63%, com aumentos tanto em materiais, equipamentos e serviços quanto na mão de obra.


Apesar do IGP-M acumulado negativo, isso não garante que os aluguéis serão reajustados para baixo, pois alguns contratos preveem reajustes mínimos. A coleta de preços para o índice foi realizada em sete capitais brasileiras entre 21 de dezembro de 2025 e 20 de janeiro de 2026.


O IGP-M segue sendo um importante indicador para o mercado imobiliário e para a economia, refletindo variações nos preços ao produtor, consumidor e construção.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.